x

Dia da água: escolas municipais realizam ações de conscientização e economia

Quarta-feira, 22 de março de 2017

Última Modificação: 14/08/2020 15:09:57 | Visualizada 6087 vezes


Ouvir matéria

Hoje (22), comemoramos o Dia Mundial da Água e não faltaram ações realizadas pelas escolas municipais com objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de preservação desse recurso tão importante para vida humana.

A proposta da Secretaria de Educação e da Divisão de Meio Ambiente é orientar e fazer com que os alunos divulguem essas atitudes que colaboram com a preservação das fontes naturais e com a economia de água dentro de suas casas.

Escola Municipal Messias Barbosa Ferreira

Com base nas discussões sobre economia de água e conscientização sobre o uso responsável do recurso hídrico, a escola desenvolveu com todas as turmas atividades pautadas na mudança de hábitos dos alunos. O segundo ano, por exemplo, foram até a unidade de captação de água e na estação de tratamento e distribuição da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) da cidade.

Lázaro Dionízio Pazinato, que trabalha há quase 30 anos na unidade da Sanepar de Floresta apresentou aos alunos todo o processo que faz com que a água tratada chegue na casa de todos os florestenses. Ele mostrou o cloro e fluor que é utilizado no tratamento e também mostrou onde a água da estação de captação passa até chegar o tratamento. 

Pré-Escola Chapeuzinho Vermelho

Dentro da temática de valorização da água, os professores realizaram trabalhos com as crianças e deixaram em exposição na escola. A intenção é também mostrar aos familiares que sempre vão até a escola que em várias partes do mundo já existe o racionamento de água. Já em outros lugares esse recurso essencial para nossa vida chega a não existir. Por isso precisamos valorizar cada vez mais.

CMEI Nossa Senhora Aparecida

Sabendo que a poluição dos rios causada pelo homem promove a mortandade dos peixes, as professoras trabalharam com os alunos a importância de não poluirmos os rios e principalmente de preservarmos as nascentes e matas ciliares. Os alunos após trabalharem na escola, foram na prática contribuir com a vida aquática, realizando a soltura de peixes na represa próxima a propriedade dos agricultores Eder Trazzi Rodrigues e Antonio Carlos Marcoli, no Negrete.

 Veja Também