x

Saúde realiza orientações na volta às aulas presenciais

Quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Última Modificação: 13/08/2021 13:14:22 | Visualizada 549 vezes


Ouvir matéria

O retorno das aulas presenciais, no sistema híbrido, contou com o apoio e orientação da equipe do Departamento Municipal de Saúde. Desde o dia 29 de julho os colaboradores do Departamento de Educação, sendo professores, gestores, equipes de limpeza, participaram de encontros de orientação com o objetivo de salientar as medidas de segurança. 


A enfermeira Telma de Lima Ondei foi quem conduziu os encontros e, de acordo com as normas técnicas de segurança de saúde, salientou as medidas para evitar a transmissão da Covid-19. Nos encontros foram repassados os protocolos sanitários a serem seguidos pelas escolas. Veja abaixo.

• Máscaras, álcool em gel, termômetros e EPIs em geral deverão estar disponíveis a todos os profissionais da educação e estudantes;
• As salas de aula deverão permitir a circulação de ar.   
• Higienizar rotineiramente todos os espaços da escola com circulação de pessoas, com atenção especial para as superfícies que são tocadas frequentemente (grades, mesas de refeitórios, carteiras, puxadores de porta e corrimões), antes do início das aulas em cada turno e sempre que necessário.   
• Os estudantes não deverão compartilhar objetos de qualquer natureza, como materiais escolares  ou  alimentos,  durante  a  realização  de  suas  atividades  presenciais. 
• O  percentual  de  ocupação  de  cada  escola  será  diretamente  relacionado  à  área  útil  do ambiente  escolar,  respeitando  o  distanciamento  interpessoal  mínimo  de  1,5  metro  (o  que condiz  com  teto  de  ocupação  de  1  pessoa  a  cada 2,25  metros  quadrados de  área  útil).   


Os alunos também receberam a Equipe Estratégia Saúde da Família para um bate-papo, que foi conduzido pelas enfermeiras Josiania Gesualdo Morelli, Telma de Lima Ondei  e Vanessa Fiuza Monteiro Chujo.


“Trabalhamos com os estudantes como devem se comportar nas salas de aula, nos corredores, recreio, biblioteca. Orientamos também sobre o transporte escolar, chegada e saída da escola, e também caso algum estudante manifeste sintoma que possa ser suspeita de Covid-19, ou o profissional de educação, que tipo de procedimento é seguro nesse caso”. Afirmou a enfermeira Telma

 Galeria de Fotos

 Veja Também