x

?DETRAN na Escola? Programa atende Rede Municipal de Floresta

Quinta-feira, 27 de março de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 584 vezes


Ouvir matéria

A Prefeitura Municipal de Floresta e o Departamento Municipal de Educação e Cultura realizou na ultima terça-feira (25), o lançamento do Programa DETRAN NA ESCOLA e recebeu os materiais destinados ao município para a realização do trabalho. O Programa foi criado e viabilizado pelo Governo Estadual e Floresta foi contemplada graças ao trabalho do Deputado Estadual Evandro Jr.

O programa “Detran na Escola'' levará a educação para o trânsito aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede pública municipal que hoje conta com 49 alunos. O objetivo do programa é incorporar o conteúdo no aprendizado das disciplinas de Matemática, Geografia e Português, entre outras. “Trabalhar o trânsito de forma transversal e interdisciplinar, conversando com as demais matérias da grade curricular, é importante para formar condutores mais responsáveis”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

“É um projeto que visa a aplicação  da legislação de educação para o trânsito no estado do Paraná. O objetivo principal é formar nas crianças um comportamento de segurança de trânsito sendo ele pedestre, carona, ciclista e, futuramente, motorista. Procura-se com isso construir a cidadania das futuras gerações de paranaenses no que é relacionado ao ato de ir e vir, diminuindo os números de acidentes, feridos e óbitos”, afirma Leonardo Nápoli, que integra a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran/PR.

Os professores que trabalharão com o projeto terão encontros, onde o Departamento de Transito do Paraná (DETRAN - PR) disponibilizará material didático especifico, com sugestões de atividades para serem trabalhadas dentro e fora da sala de aula, de acordo com o projeto pedagógico desenvolvido em cada escola.

Floresta mais uma vez sai na frente, pois dos 399 municípios do Paraná, somente 134 municípios foram contemplados com recursos deste programa. “Temos o compromisso de educar nossas crianças e jovens para que realmente sejam cidadãos comprometidos com nossa sociedade.” Afirma José Roberto Ruiz  Prefeito de Floresta.

“O carro deve ser um recurso para melhorar nossa locomoção e bem estar. Não sendo usado como uma arma, onde todos sofrem quando ocorre um acidente transformando a vida das pessoas. Por isso nosso papel enquanto educadores é ajudar a formar cidadãos capazes o suficiente para entender o que é melhor para si e para o próximo.” Disse na ocasião a Diretora do Departamento Municipal de Educação e Cultura Nair Gesualdo Ruiz.

 Galeria de Fotos

 Veja Também