x

II Encontro de Mulheres Rurais de Floresta/PR re?ne 220 participantes para discutir qualidade de vida e sucess?o familiar nos neg?cios.

Quarta-feira, 17 de julho de 2013

Visualizada: 770 vezes


Ouvir matéria

Cerca de 220 mulheres rurais estiveram reunidas na tarde do dia 13 de junho, no Salão Paroquial de Floresta/PR, para discutir temas importantes como, a qualidade de vida e a felicidade, além da preparação para a sucessão familiar nas propriedades e negócios rurais.

O Evento foi organizado pelo Instituto Emater e o Sindicato Rural e dos Trabalhadores Rurais de Maringá, em parceira da Cooperativa Agroindustrial Cocamar, Integrada e C-Vale, com apoio da Prefeitura Municipal, Sicredi e Unicampo.

A primeira palestra da tarde foi proferida pela Assistente Social Delma Pereira Fukui, Extensionista da EMATER de Paiçandu/PR, enfocando os principais motivos que levam aos jovens optarem ou não pela permanência nas propriedades rurais. Também apresentou sobre a responsabilidade dos pais em envolvê-los no negócio da família desde cedo, citando exemplos de famílias que tem conseguido conduzir a sucessão com o diálogo e a criação de oportunidades para os filhos quando ainda moram com os seus pais, o que contribui para engajá-los.

A segunda palestra foi Proferida pela Psicóloga e Professora Universitária Helen Messias Guzmán de Maringá/PR, abordando o tema “O que faz você feliz?” Na palestra a psicóloga explicou que a felicidade é sustentada, na vida cotidiana, por pilares como o prazer, o engajamento e o significado sobre as coisas. A profissional expôs que “podemos interferir nela ao nos engajarmos com o que fazemos e nos programando para os pensamentos positivos quando das surpresas da vida, além de nos cercarmos de amigos, isso tudo são excelentes combustíveis para alimentarmos a felicidade.”.

Ela explicou, por exemplo, que a “mídia costuma nos iludir com um conceito de felicidade que é composto só pelo prazer – isso é feito porque a intenção é de estimular a venda e consumo de produtos, coisas do capitalismo”. Apesar de o prazer ser um dos pilares da felicidade, ele pode ser considerado o mais frágil desses três pilares, pois é momentâneo, passageiro. Não precisamos também descartar sua importância, de que a obtenção dele não seja fundamental com as coisas que fazemos – uma comida boa, um momento de lazer, o encontro de um amigo, ou resultado de um trabalho bem feito, etc.. A questão que não há possibilidades de vivermos em êxtase permanentemente.

O Evento contou com a participação de lideranças das instituições locais e parceiras, além da presença do Prefeito Municipal de Floresta/PR, José Roberto Ruiz, a Primeira Dama, Nair Gesualdo Ruiz, o Secretário Municipal de Agricultura, Antônio Carlos Marcoli e o Deputado Estadual, Evandro Júnior.

No final da programação houve ainda a apresentação cultural de dança das Alunas do Colégio Monteiro Lobato de Floresta/PR, seguida por um coquetel, que foi prestigiado por todos os participantes.

A Comissão Organizadora já está se preparando para avaliar os resultados e programar a próxima edição no ano seguinte.

Fonte: EMATER - Valdir Brischiliari / Celso Daniel Seratto

 Galeria de Fotos

 Veja Também