Em 18 de maio é celebrado nacionalmente o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Só no Paraná, nos último 6 anos, mais de 7 mil denúncias de abusos foram registradas.
Pensando em orientar as famílias, o departamento de Educação juntamente com o departamento de Ação Social e Cras (Centro de Referência de Assistência Social), organizaram a palestra "Protegendo Nossos Tesouros", com a Psicóloga Bárbada Kasper.
A coordenadora pedagógica da Educação Infatil, Rosagela Gaspar, salientou a importância das famílias tratarem do tema e principalmente de ensinar os filhos a se protegerem. "Já começamos a trabalhar nos CMEIs sobre a temática e estamos com vários projetos para trabalhar com as famílias", afirmou Rosângela que fez a abertura e fechamento da noite.
A psicóloga tratou de vários assuntos relacionados ao abuso sexual infantil, principalmente do comportamento das crianças na escola e em casa que alerta sobre o abuso. "A família precisa estar atenta ao comportamento das crianças e principalmente as pessoas que rodeiam os filhos no dia a dia. Existem vários tipos de abuso sexual, inclusive pela internet", alertou Bárbara durante a palestra.
Se você sabe de crianças que sofrem abuso sexual, de pessoas que cometem esse crime, disque 100 ou ligue no Conselho Tutelar e faça sua denúncia. Você não precisa se identificar e pode estar ajudando as crianças a terem uma vida melhor.