Desde o início da paralisação das aulas, medida adotada para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), alunos do CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho tem realizado diversas atividades escolares em casa, com auxílio da família. Isso porque o contato escola-responsáveis é frequente pelo aplicativo de mensagens, com troca de fotos e vídeos de atividades e orientações.
A diretora do CMEI, Fabricia Luchese Campagnol, destaca que as atividades são simples, com materiais de fácil acesso e não são obrigatórias. “Desde que precisamos cessar as aulas presenciais na escola, pensamos em uma forma de dar continuidade na aprendizagem das crianças, retomando atividades e com materiais simples. As professoras e pedagoga planejaram essa forma de enviar as orientações cinco vezes por semana e hoje as famílias desenvolvem as atividades com as crianças”, conta a diretora.
O processo é muito simples e tem o objetivo de manter o vínculo da escola com as crianças. Quatro vezes por semana as professoras regentes enviam as atividades para as turmas, explicando com fotos e vídeos, e os responsáveis executam com os filhos e depois enviam os registros da atividade.
Em um dia da semana as crianças continuam recebendo orientações da professora de oficina e movimento, com atividades do projeto “Resgatando Jogos e Brincadeiras antigas”, que foi adaptado para que façam em casa, onde a família escolhe uma brincadeira de antigamente, explicam para a criança, brincam e depois filmam como forma de exemplificar para os outros alunos da turma executar.
O método tem sido muito bem aplicado e obtido bons resultados, além de ser uma oportunidade para estreitar os laços com as crianças, lembrando que não é férias, criar uma rotina e desenvolver a aprendizagem dos pequenos.