Na última terça-feira (21), a cidade de Floresta promoveu a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, reunindo representantes da sociedade civil, poder público e o grupo da terceira idade para discutir propostas que assegurem mais dignidade e direitos às pessoas idosas.
A abertura oficial do evento foi feita pelo prefeito Rogério Mendes, que reforçou o apoio integral da gestão municipal às ações voltadas a esse público.
“Temos um compromisso com o envelhecimento digno. Muitos investimentos estão sendo planejados e vamos continuar trabalhando com respeito, responsabilidade e carinho com nossos idosos”, destacou o prefeito.
A conferência teve como tema central:
“Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Bordão, conduziu a abertura dos trabalhos e, ao final do evento, foi eleita delegada municipal, representando Floresta na Conferência Estadual em Foz do Iguaçu.
Logo após, o Secretário Municipal de Assistência Social, Mateus Girotto, realizou uma palestra temática, onde abordou com profundidade os conceitos de democracia, equidade, o envelhecimento multicultural e a valorização da voz da pessoa idosa.
Durante as discussões, foram apresentados os cinco eixos temáticos definidos nacionalmente. O secretário também expôs os desafios e propostas já elencadas durante a pré-conferência, realizada com o grupo da terceira idade no dia 3 de junho. Todas as propostas foram aprovadas em plenária.
Encerrando o encontro com emoção e arte, o público foi presenteado com uma apresentação teatral especial, que abordou as histórias, contribuições e memórias da pessoa idosa, ressaltando sua importância na construção da sociedade e o legado que cada vida carrega.