A V Conferência Municipal do Idoso que tem c

Quinta-feira, 18 de junho de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 1206 vezes


Ouvir matéria

A V Conferência Municipal do Idoso que tem como tema “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”, foi realizado na ultima quarta-feira dia 17 de junho na Casa da Cultura. Representantes do poder público e sociedade promoveram debate e reflexão das ações públicas voltadas às pessoas idosas.

 O evento visa discutir e definir propostas que serão levadas às conferencias estadual e nacional. Conforme a organização, o encontro deve contribuir para a implementação de políticas públicas voltadas ao idoso.

A Conferência ainda contou com apresentação artística das alunas de Balé do projeto realizado pelo Departamento Municipal de Assistência Social na Obra Assistencial Papa João XXIII.

Ao final também foram apresentados os novos membros do Conselho Municipal do Idoso.

Curitiba sediará na segunda (19) e terça-feira (20) da semana que vem a 5ª Conferência Estadual dos Direitos do Idoso, promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná. O encontro vai reunir cerca de 600 pessoas de todo o Paraná e terá como tema central "O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil". Entre as presenças confirmadas está a da presidente do Conselho Nacional do Idoso, a médica geriatra Karla Giacomin.

No dia 20, a partir das 8h, será aprovado o regimento interno da Conferência, seguido de relatos das secretarias de Estado envolvidas na política estadual do idoso. À tarde haverá a eleição das cinco prioridades, estratégias de prosseguimento e monitoramento de cada eixo temático, para apresentação na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá em Brasília, de 23 a 25 de novembro. Os delegados do Paraná que participarão da Conferência Nacional serão eleitos durante a 5ª Conferência Estadual.

De acordo com Censo 2010 do IBGE, a população idosa do Paraná é de 1.170.955 pessoas. Destas, 44,3% são homens e 55,7% mulheres. A maioria (84,1%) reside em centros urbanos e 15,9% em zonas rurais. No Brasil, a população com 60 anos ou mais aumentou em 697 mil pessoas entre 2008 e 2009. A região Sul é, ao lado da Sudeste, é a que tem a maior proporção de grupos etários de 60 anos ou mais (12,7% do total da população).

 Veja Também